vídeos

Minetest nao inicia resolvido

Minetest não inicia 

Minetest não da sinal de vida e agora?

Minetest não quer inciar, não abre não mostra nada, nem da sinal de vida, quando clico para iniciar não mostra erro mas também não executa, so abre versões baixadas no repositório oficial. Isso pode ser um problema simples de resolver, quando e baixado versões diferentes do minetest de lugares diferentes, pode vir faltando recurso importantes, tanto para ele quanto para outras aplicações, neste tutorial de forma bem rápida resolveremos uma desse  problemas que tem impedido o funcionamento da aplicação.

Minetest nao inicia minetestdicas josegamestest imagem.png


Dependencias do Minetest

Para continuarmos e importante entendermos que as aplicações em qualquer Sistema Operacional não funcionam sozinhas, e preciso bibliotecas externas que possibilitam a aplicação ser executadas, um exemplo forte disso são os próprios mods do Minetest que precisam de bibliotecas prontas para seu funcionamento, mesmo que seja um simples voxel, e necessário a biblioteca default para funcionar, isso pode ser discutido em outras postagem vamos focar no programa em si.

Minetest não e um executável

O minetest não e um executável, por isso na iniciação, se caso baixar um código fonte e preciso compilar ele para que funcione, pois se trata apenas do código do jogo, não uma aplicação pronta para uso ainda, caso não saiba compilar baixe uma versão já compilada.

Minetest e um executável mas não inicia?

Caso isso ocorra apos uma compilação ou se baixou compilado de uma fonte de terceiro e com e não inicia pode ser que ainda não e ativado para executar, isso e feito na sua maquina.

Soluções

Caso precise de dependências posso apontar uma das principais, atualizar o sistema e sempre a primeiras delas , pois sistema atualizado , pacotes atualizados, se caso for atualizar o sistema use o comando de atualização de sistema da sua maquina + libspatialindex.

Ubuntu/Debian
sudo apt-get update

Instalar a dependência  "libspatialindex"
sudo apt-get install -y libspatialindex-dev

Tornar Minetest  Executavel

Caso baixou de fonte de terceiro e possível que não inicie ainda, e preciso ativar ele para iniciar, para isso abra a pasta do jogo com o seguinte comando o terminal.

cd /localdodapastabin/
    
pasta sistema linux

Depois coloque o seguinte comando
chmod +x minetest

Para testa use o seguinte comando
./minetest

Mods quebrados

Caso seu problemas seja mods quebrados podemos discutir isso de forma mais ampla em outro tutorial mais amplo e esclarecedor so o assunto de mods.

Espero ter lhe ajudado, para mais tutoriais e dicas siga aqui e nas rede sociais, e entre no servidor Bigworld e se divirta conosco, 

Obrigado e  até a próxima dica,
Por: Jose Anastácio (josegamestest).

Nenhum comentário:

Postar um comentário